Tiros e Mullets: top 10 filmes de ação dos anos 80. Por José Rubens

Obviamente que, sendo um top 10, essa lista ficará sem inúmeros excelentes títulos dessa época tão maravilhosa para o cinema, principalmente para o cinema que não requer muito do roteiro, do diretor e muito menos dos atores, mas sim das armas, das explosões, dos golpes e dos bíceps que rasgam as agarradas camisetas brancas sujas de terra, lama, sangue ou só suor mesmo.

1. Braddock – O Super Comando (1984)

Ah, o Chuck Norris, o grande republicano campeão de Karatê, na década de 80 não teve jeito, ele teve que deixar os chutes de lado e se entregar às armas de grosso calibre, Braddock pertence aos primórdios dessa vertente que consagrou esse antológico ator, e também eternizou aquela extraordinária cena do round house kick na televisão, que hoje serve de matéria prima para inúmeras montagens.


2. Rambo – Programado para Matar (1982)

As pessoas podem não acreditar, mas o primeiro filme da série ‘Rambo’ é um filme sério, neles vemos um desolado veterano da Guerra do Vietnã que não se sente mais capaz de se enquadrar na sociedade, John Rambo vê todos os seus amigos de combate batendo as botas e fica sozinho no mundo, aí então a prepotência de um policial de uma cidadezinha na casa do c****** desperta novamente a máquina de matar adormecida dentro de Rambo. Nesse filme vemos um Stallone um pouco mais dramático, mas ainda assim com sangue no zóio. Aí veio Hollywood, os ideias do Reagan, a faxinha vermelha, Rambo II, Rambo III, Rambo IV…


3. Duro de Matar (1988)

De todos os protagonistas, sem dúvida alguma, John McClane é o mais carismático: ele xinga, faz piadinha fora de hora (muitas das quais não tem graça), veste um defunto de Papai Noel e por aí vai. Duro de Matar é realmente incrível porque, além de muito bem feito, tem momentos em que nem mesmo o filme leva o gênero de ação a sério, e ah, fãs de Harry Potter vão adorar saber que o vilão é o Snape (falo mesmo, chorem ateus).


4. Máquina Mortífera (1987)

Antes de Mel Gibson se tornar um velho barbudo que irrita judeus e cristãos, ele era um nome muito forte no gênero de ação, e isso começou graças a ‘Mad Max’ e se consolidou graças a ‘Máquina Mortífera’. Parceiro de Danny Glover na série, ele interpreta um policial meio (totalmente) lunático que tem uma paixão imensa por disparos frenéticos e Marlboro vermelho.


5. O Exterminador do Futuro (1984)

Pronto, chegamos nele, o Pelé dos filmes de ação, o Michael Jordan da destruição, o Elvis Presley da explosão, o Charles Chaplin da sanguinolência, o Muhammad Ali do caos: Arnold Schwarzenegger. Bom, aqui ele interpreta um robô enviado do futuro que tem como objetivo matar a mãe de um cara, sendo que ele ainda não nasceu, para evitar que ele nasça, pois no futuro ele vai ser um grande inimigo das máquinas assassinas criadas por uma empresa chamada Skynet. Confuso? Um pouco, mas temos Arnold matando tudo o que vê pela frente.


6. Stallone Cobra (1986)

Até hoje não entendi de quem foi a ideia de colocar o nome do ator principal na versão brasileira do título desse filme, mas enfim, isso é o de menos, porque aqui temos um policial implacável que entra em rota de colisão com uma gangue de lunáticos munidos de armas e machados que querem “purificar a sociedade”. Aqui, temos Stallone, sendo Stallone, no melhor estilo Stallone. Sem falar que esse filme também criou um punhado de frases sensacionais que marcaram época (a da doença e da cura, a do cocô e etc.).


7. Robocop (1987)

Esse realmente representa o que eram os anos 80, se existisse um carimbo que representasse datas, esse carimbo seria Alex Murphy já transformado em máquina. A ideia a princípio parece muito doida, e é, mas funciona muito bem. Também, como não funcionar, um robô policial abate bandidos de forma lendária ao som de uma música tema mais lendária ainda.


8. Comando Para Matar (1985)

Outra vez o Arnold, agora salvando sua filha das garras de um perigoso grupo de mercenários, esse foi o primeiro filme do grande “tesouro nacional importado da Austria” que é Schwarzenegger, representando o papel de bom homem que luta pelos valores da família, pela democracia e pelo bem estar social (com muita morte, óbvio).


9. Chuva Negra (1989)

Quem diria que o ex-galã e atual ator viciado em sexo, Michael Douglas, fosse um dos brucutus do cinema de ação dos anos 80. Pois bem, ele foi e exerceu o papel muito bem, em ‘Chuva Negra’, onde escolta um membro da Yakuza para ser preso no Japão, o cara escapa e ele persegue o cara pelo país. Não parece legal? Se você falou não, você é um mané, porque parece sim.


10. Predador (1987)

Uma floresta sombria da América do Sul, um alienígena assassino colecionador de cabeças portando uma tecnologia sobrenatural, mercenários e claro, Arnold. Pronto, já é suficiente para se tornar indispensável.


por José Rubens


Sobre a Strip Me:

A Strip Me desenvolve camisetas de rock, camisetas de filmes, camisetas de bandas e camisetas de cultura pop com estampas criativas e originais, além da linha de acessórios modernos e exclusivos. Confira todos os produtos em nossa loja virtual: www.stripme.com.br

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s