Enchentes no Rio Grande do Sul: Saiba como ajudar.

Enchentes no Rio Grande do Sul: Saiba como ajudar.

O momento é delicado, e todas as atenções devem estar voltadas para as vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul. A Strip Me dedica este espaço a divulgar os principais canais de doação e auxílio aos gaúchos.

Em menos de um ano o sul do Brasil, especialmente o estado do Rio Grande do Sul, vive um período muito difícil, por conta de fortes chuvas, cheias de rios e outras intempéries naturais. Todo mundo sabe que isso é uma consequência direta dos abusos humanos que resultaram no aquecimento global. Mas o momento não é de apontar dedos, mas sim de estender a mão. Nos últimos dias, o estado viveu seu mais grave momento da história, tendo paralelo apenas com a histórica enchente de 1941, que inundou boa parte da cidade de Porto Alegre.

Portanto, hoje estamos aqui para ajudar a divulgar os principais canais de doação e auxílio às vítimas das enchentes gaúchas. Confira.

Crédito da Imagem – Matheus Piccini

PIX e doações em dinheiro.

Toda forma de ajuda é bem vinda neste momento, é claro. Mas, considerando a vasta extensão territorial do Brasil, para a maioria dos brasileiros, a forma mais eficiente de colaborar é doando dinheiro. Para isso, foram abertos alguns canais que são cem por cento confiáveis para quem tiver condição poder fazer sua contribuição com qualquer quantia. Os principais são o governo do estado, a prefeitura de Porto Alegre, o Ministério Público do Rio Grande Sul e a Associação do Ministério Público do estado. O valor arrecadado será destinado ao apoio humanitário às vítimas das enchentes e à reconstrução da infraestrutura das cidades. Os CNPJ são:

  • Governo do Rio Grande do Sul: 92.958.800/0001-38
  • Prefeitura de Porto Alegre: 92.963.560/0001-60
  • Ministério Público do Rio Grande Sul: 25.404.730/0001-89
  • Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul: 87.027.595/0001-57

Doações internacionais devem ser feitas pela conta corrente no código (IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1; nome/razão social: Município de Porto Alegre; CPF/CNPJ: 92.963.560/0001-60; conta: 2822 0006 000000071336-1; código swift: CEFXBRSP).

Para quem não quiser fazer doações diretamente ao governo, a ONG Ação da Cidadania, criada em 1993 pelo Betinho, vem atuando em todo o Brasil ao longo de seus 30 anos de existência com muita dedicação e eficiência. A organização abriu um canal específico para as colaborações destinadas ao Rio Grande do Sul. A chave PIX é  sos@acaodacidadania.org.br

A Ação Cozinha Solidária já entregou mais de 10 mil marmitas aos desabrigados e vem montando cozinhas em vários abrigos das cidades mais atingidas. Eles também precisam de contribuição para abastecer as cozinhas. O PIX é o CNPJ 10.568.281/0001-37

Mantimentos, produtos de higiene e roupas.

Outra forma de ajudar as pessoas afetadas pela tragédia gaúcha é doando alimentos, roupas, produtos de higiene e água potável.

Tão importante quanto os recursos financeiros, é a ajuda com esses materiais. As pessoas desabrigadas, instaladas em abrigos, precisam escovar os dentes, tomar banho e ter todos os cuidados de higiene e saúde. Desta forma, são necessárias doações de escovas e pasta de dente, sabonetes, desodorantes, absorventes femininos, álcool gel e fraldas (para bebês e também fraldas geriátricas).

Levando em consideração que todos precisam tomar banho, se fazem necessárias doações de toalhas. Também de roupas limpas. Roupas íntimas (cuecas, calcinhas e sutiãs), meias, camisetas, shorts, bermudas, calças e também blusas de frio. A gente sabe que não parece, mas o inverno se aproxima, no sul faz muito frio e não sabemos até quando as pessoas ficarão desabrigadas por lá. Então é realmente importante que sejam doadas blusas de frio.

Também são essenciais alimentos e água potável. No caso de quem está doando de lugares distantes do sul, é importante que sejam alimentos não perecíveis, que suportem dias de viagem, como arroz, feijão, farinha, sal, açúcar, óleo e leite. A doação de água potável, sejam. em garrafas ou em galões de 20 litros também são muito importantes. Afinal, as pessoas estão rodeadas de água, mas uma água sujeita a lixo e animais mortos, sendo imprópria para banho ou para beber.

A forma mais fácil de doar tudo isso é através dos Correios. Em boa parte dos estados do Brasil as agências dos Correios estão recebendo as doações e fazendo o transporte gratuito para o Rio Grande do Sul. Outro ponto de coleta e transporte de doações sãos os postos da polícia rodoviária federal. Mas também vale a pena se informar aí na sua cidade. Em vários locais tem tido arrecadação em estacionamentos de supermercados e prefeituras.

O Rio Grande do Sul tem recebido muitos voluntários para ajudar no acolhimento dos desabrigados e também na limpeza e reconstrução das cidades. Portanto, quem puder também pode doar utensílios e produtos de limpeza como baldes, vassouras, pás, sacos de lixo, desinfetante, água sanitária, detergente e etc.

Crédito da Imagem – Marcelo Gross

Voluntários.

A dimensão do estrago é realmente alarmante. Por isso mesmo, se faz necessário o auxílio do maior número de pessoas para executar várias tarefas. Há de se catalogar as pessoas desabrigadas, para assim facilitar a busca por pessoas desaparecidas, receber com carinho as pessoas nos abrigos, separar e distribuir as roupas e produtos de higiene doados, fazer limpeza e cozinhar. Nos locais onde a água já baixou precisa-se de pessoas para ajudar a limpar as ruas.

Quem possui barco ou jetski e puder ajudar, também é muito importante. Os veículos aquáticos são fundamentais na busca e resgate de pessoas ilhadas em lugares que seguem alagados.

Portanto, quem tem disponibilidade e energia, pode se apresentar nos postos da defesa civil de qualquer uma das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Animais.

Precisamos lembrar que também estão precisando de água, comida, abrigo e carinho são os pets. Cães e gatos estão precisando de ração, água, potes para ração e roupinhas para enfrentar o frio que deve chegar logo. As doações podem ser feitas nos locais de coleta citados acima, bem como sua colaboração em dinheiro, em parte, também vai acabar sendo destinada ao bem estar dos animaizinhos. Quem quiser doar especificamente para esta causa, pode fazer um PIX para o GRAD Brasil (Grupo de Resposta a Animais em Desastres). É uma instituição que está sendo muito atuante no sul. Você pode ver mais detalhes no perfil deles no Instagram (@grad_brasil). O PIX para colaborações é o CNPJ 54.465.282/0001-21

Crédito da Imagem – Marcelo Gross

Para concluir, é bom ressaltar que qualquer tipo de colaboração é muito bem vinda neste momento. Qualquer que seja a quantia da doação em dinheiro, em roupa, em produto de higiene, em comida, em água potável, em produto de limpeza, em ração para animais, e até mesmo do seu tempo.

Estamos todos juntos nessa e podemos colaborar de alguma forma.

Força, Rio Grande do Sul!

Adicionar um comentário

You must be logged in to post a comment.


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.