Brasileirês: 10 palavras que definem o que é ser brasileiro

Brasileirês: 10 palavras que definem o que é ser brasileiro

Do axé à gambiarra, a Strip Me esbanja brasilidade em 10 palavras brasileiras que vão além do dicionário e definem o ser brasileiro.

Já faz tempo que o brasileirês deveria ser decretado como nosso idioma nacional, assim como Evidências nosso hino oficial. Afinal, são tantas as palavras e expressões que somente o brasileiro nato é capaz de compreender. O gringo que vem para o Brasil tendo aprendido apenas o básico da língua portuguesa acaba passando por muito perrengue. E isso não aconteceria se ele aprendesse logo o brasileirês.

É como diz a clássica canção imortalizada pelos Novos Baianos. Há quem sambe diferente noutras terras, mas quando a gente reúne as nossas pastorinhas e cantores, produzimos uma expressão que não tem par. A Strip Me está aqui para escancarar a grandiosidade do brasileirês e essas nossas palavras, gírias e expressões que só a gente conhece e ama. Confere aí a nossa lista.

1. Borogodó

Não tem como escapar. Borogodó é a palavra que resume o charme brasileiro. É aquele “algo a mais” que não dá pra explicar direito, mas que todo mundo sente. Carmen Miranda tinha, Pelé tinha, Caetano tem, e você também tem, ainda mais quando ostenta no peito uma camiseta da coleção Brasilidades da Strip Me.

2. Saudade

É a nossa maior exportação linguística. Palavra intraduzível, pra Guimarães Rosa nenhum botar defeito. Saudade é sentimento, é música, é poesia. É Tim maia cantando “faz de conta que ainda é cedo”, mas é também um grupo de quarentões com copo de cerveja na mão cantando Balão Mágico a plenos pulmões.

3. Axé

Muito além de um gênero musical dos anos 90, axé é energia vital, é força de orixá, é saudação positiva. Virou movimento estético, cultural e até moda. Um verdadeiro Carnaval cheio de cores, glitter e alegria. Se alguém te deseja “axé”, pode ter certeza: esse alguém é brasileiro e te considera pacas!

4. Muvuca

Em outros lugares do mundo é confusão. Aqui, muvuca é quase sinônimo de festa. É a multidão animada no bloquinho de carnaval, é a rodinha de samba na calçada, é o churrasco planejado para meia dúzia, mas que já reúne mais de 30 pessoas em volta da churrasqueira improvisada. A muvuca é pura brasilidade, é barulho, diversão e arte.

5. Rolê

Como dá pra supor, a origem da palavra é francesa: roulé. Significa enrolado, envolto. No Brasil, a palavra começou a ser usada, e logo abrasileirada para rolê, em golas altas de blusas e no bife enrolado, que envolve pedaços de cenoura e bacon. Rolê também é o nome de um movimento de capoeira, onde o praticante rola o corpo no chão. Já mais recentemente, a juventude adotou o rolê para substituir a gíria “dar uma volta”, ou seja, passear, sair. E ela evoluiu para qualquer evento, um festival de música, um churrasco, a mesa de bar, a balada, uma festinha em casa… enfim, reuniu uma galera, virou rolê.

6. Malandragem

Mais que uma palavra, é uma filosofia de vida. Malandragem é Bezerra da Silva denunciando a vida dura com ironia, é Moraes Moreira transformando esperteza em poesia. É malemolência, charme e modo de sobrevivência urbana. Tem aquele pé no jeitinho brasileiro, que é, por vezes reprovável, de querer levar vantagem em tudo. Mas justamente por ser contraditória, na corda bamba entre o certo e o errado, mas sempre encharcada de bom humor, que a malandragem é o mais puro suco de Brasil.

7. Bafão

Treta grande? Escândalo? Confusão daquelas que todo mundo comenta? É bafão. Mas não precisa ser negativo, o bafão também pode ser divertido, pop, até fashion. Um bafão é um acontecimento surpreendente, estarrecedor, grandioso. Então, realmente pode ter uma conotação positiva. Mas o bafão que o brasileiro gosta mesmo é aquele que envolve treta, é aquela fofoca boa de comentar. É o Carlinhos Brown levando chuva de garrafa no Rock in Rio, é a Gretchen levantando o Jean-Claude do Van Damme em rede nacional no domingo de tarde. O bafão é praticamente um esporte nacional.

8. Molejo

Parente próximo da malemolência, o molejo é aquele gingado que dá graça ao andar, ao dançar e até ao falar. É tão brasileiro que virou nome de uma das bandas de pagode mais emblemáticas dos anos 90. Molejo é a explicação prática do porquê ninguém samba como a gente. Molejo é movimento, é estilo, é flow. Pergunte a qualquer brasileiro, e ele vai te dizer sem pestanejar que Molejo é melhor que Beatles. E ele não vai estar falando apenas da banda de pagode.

9. Gambiarra

Aqui, a criatividade é tanta que até improviso virou uma palavra estilosa. A gambiarra é a solução genial com poucos recursos, que resolve na marra e ainda arranca risadas. Já inspirou artistas, designers e até engenheiros. No Brasil, gambiarra é quase metodologia de vida, e muitas vezes com mais estilo que a solução original. Muito antes do MacGyver, a gente já resolvia problemas de comunicação com palha de aço na antena, usava grampo de cabelo para abrir fechadura e andava com o carro na banguela pra economizar combustível. Aliás, não é a toa que o MacGyver fez tanto sucesso por aqui. Super rolava uma identificação…

10. Balacobaco

Expressão antiga, mas cheia de energia. Balacobaco é algo extraordinário, incrível, fora do comum. É a festa que termina só no outro dia, é a apresentação de escola de samba de arrepiar, é a camiseta que todo mundo olha, comenta e quer uma igual. Balacobaco é o brasileiro no seu modo mais extravagante e feliz. Balacobaco é o apogeu da brasilidade.

No fim das contas, o que essas palavras mostram é simples: no Brasil, até o vocabulário tem estilo próprio, originalidade. Cada termo é mais que som ou letra, é identidade, é cultura, é brasilidade pura. E se você acha que não dá pra vestir palavras, a Strip Me, especialista em brasilidade com PhD em brasileirês, está aqui pra te provar o contrário. Das camisetas minimalistas que exploram frases e expressões às coleções que mergulham na música, no cinema, no verão brasileiro e no Carnaval, cada peça é uma forma de carregar no peito toda essa originalidade e orgulho da nossa cultura.

Vai fundo!
Para ouvir: Uma playlist com o que há de melhor na música brasileira. Borogodó top 10 tracks.

Adicionar um comentário

You must be logged in to post a comment.


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.