Agora sim o carnaval chegou! Para muitos de nós, brasileiros, a época mais aguardada do ano. Aqueles dias em que nada mais importa, além de festejar, dançar, cantar e sair pela cidade, cabelo ao vento, gente jovem reunida! Como dizia Vinícius de Moraes, a gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho, pra fazer a fantasia de rei, de pirata ou jardineira, pra tudo se acabar na quarta-feira. E aqui está a Strip Me pra se jogar na no bloco com você, no maior estilo e com a empolgação a mil! Temos uma coleção todinha dedicada ao carnaval pra você escolher uma camiseta para cada dia de folia!
O carnaval arrebata o Brasil inteiro. De leste a oeste, norte a sul, não tem metrópole, cidade, cidadezinha ou vilarejo que não tenha um baile de carnaval e um bloco pela rua! E cada lugar tem seu jeitinho único, tem sua tradição. O carnaval mais famoso do Brasil é o carioca, é claro. O berço do samba, das marchinhas, dos primeiros cordões e blocos. Em Salvador a história maravilhosa dos afoxés e da criação do trio elétrico. Em Recife o frevo e o maracatu. Mas, sem dúvida, um dos carnavais que, apesar de ter uma carinha de vintage e tradicional, mais se renovou no Brasil foi o carnaval de rua paulistano.
Os blocos de carnaval na cidade de São Paulo sempre existiram. Mas viveram uma fase de baixa popularidade ali pelos anos 90. À medida que o século XXI foi avançando, os jovens de São Paulo passaram a ocupar cada vez mais os espaços da cidade. A diversidade fez com que manifestações festivas, mas também reclamando direitos e liberdades, transformassem São Paulo numa cidade de ruas abertas ao povo, em eventos como a Virada Cultural e a Parada do Orgulho LGBT+. Com isso, os blocos de carnaval se fortaleceram. Além dos já tradicionais da cidade, como os blocos das agremiações de escola de samba, nasceram novos blocos em várias regiões, como o Acadêmicos do Baixo Augusta, o Raízes de Casa Verde e o Ressaca do Cambuci. E a cada ano surgem novos blocos, temáticos, engraçados e que juntam muita gente. É o caso de blocos como Tarado Ni Você, que celebra canções de Caetano Veloso, o Bloco do Sargento Pimenta, que transforma em samba e marchinhas as clássicas músicas dos Beatles, o Tô de Bowie, o Siga Bem Caminhoneira, um bloco formada por um grupo de amigas lésbicas, o Carnavelhas, formado por integrantes da banda Velhas Virgens, o Domingo Ela Não Vai, focado em clássicos do axé anos 90, o Samby & Júnior e muitos outros.
Bom, olha só, tá tudo muito bom. Mas o carnaval já é nesse fim de semana! Então, como diria o sábio Elvis Presley, a little less conversation, a little more action, pelamor, meus amores! Pois bem! Vamos ao que interessa. A Strip Me preparou um Top 5 dos melhores blocos de São Paulo com suas respectivas agendas, um bloco para cada dia do carnaval! Então se liga na listinha e já faz seu roteiro.
Sábado, 18 de fevereiro.
Bloco Agrada Gregos
O Agrada Gregos já virou tradicionalíssimo no carnaval de São Paulo, e sempre com atrações imperdíveis! Criado em 2016, hoje é considerado o maior bloco LGBT+ da capital paulista. Neste ano o Agrada Gregos traz como atrações Aretuza Lovi, Gretchen e Vanessa Apetitosa. O palco estará montado ao lado do Monumento Às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera. O som rola a partir das 13h. A estimativa é que o bloco reúna uma média de 250 a 300 mil pessoas.
Domingo, 19 de fevereiro.
Bloco Ritaleena
Ali por volta de 2014, 2015, as amigas Alessa Camarinha e Yumi Sakate encasquetaram de montar um bloco que representasse a cidade de São Paulo e tivesse uma cara de mulher. A resposta óbvia veio na imagem de Rita Lee. Junto, para completar o trocadilho, o remedinho Ritalina que ajuda a regular a hiperatividade e déficit de atenção. Mais paulistano impossível! O bloco logo agradou multidões, embalado por canções da Rita Lee em ritmo carnavalesco. Neste ano, o bloco fica entre os bairros Vila Mariana e Saúde, partindo da Rua Caramuru, altura do número 500, ao meio dia em ponto, e vai até a avenida Senador Casimiro da Rocha.
Segunda-feira, 20 de fevereiro.
Bloco Vou de Táxi
Mais um bloco criado em 2014. Aqui um grupo de amigos paulistanos na casa dos 30 anos de idade, sacaram que a música que embalou sua geração tinha tudo pra bombar no carnaval em qualquer tempo! Evidências para isso não faltam, da boquinha da garrafa até aquela brincadeira de beijar! O bloco Vou de Táxi desde então reúne mais de 100 mil pessoas nos carnavais paulistanos. Em 2023 a concentração do bloco começa no obelisco da avenida Pedro Álvares Cabral 11h e sai de rolê em volta do parque do Ibirapuera.
Terça-feira, dia 21 de fevereiro.
Bloco MinhoQueens
Alguns anos atrás, um grupo de drag queens do centro de São Paulo resolveram organizar um bloco para pular o carnaval montadérrimas! E que lugar melhor para pular muito do que no Minhocão? Surgiu assim o excelente nome do bloco. O MinhQueens logo se popularizou no centro de São Paulo, sempre na região da Santa Cecília e da praça Marechal Deodoro. Neste carnaval a previsão é que o bloco junte aproximadamente 5 mil pessoas, que vão se reunir à partir o meio dia na praça Marechal Deodoro e vai até a praça Alfredo Paulino, passando pelas rua da Palmeiras e pela Sebastião Pereira.
Sábado, 25 de fevereiro.
Bloco Navio Pirata feat. BaianaSystem
Navio Pirata é o bloco formado pela excelente banda BaianaSystem para embalar o carnaval de São Paulo, através das tradições baianas do trio elétrico e da icônica guitarra baiana. Desde 2009 o bloco é sucesso absoluto! Então se você achou que o carnaval acabou na terça feira, dia 21, achou errado, otário! Sábado, dia 25 o BaianaSystem se apresenta no trio elétrico do bloco Navio Pirata em São Paulo também no Ibirapuera, perto do Monumento às Bandeiras, pontualmente 13h. Imperdível!
Antes de finalizar, cabe aqui uma menção honrosa para um bloco inusitado. Com um nome criativo e uma proposta muito divertida, vale a pena conferir no sábado, dia 18 de fevereiro, na Barra Funda o Bloco 77, os Originais do Punk. Bloco formado por amantes do punk rock e do carnaval, que pegam clássicos do punk nacional e gringo e transformam em marchinhas e sambas para fazer a folia! O bloco sai da rua Barra Funda, na altura do número 1000, às 14h. Dali percorre as ruas Conselheiro Brotero, Sérgio Meira e finaliza na rua Lopes Chaves! É diversão garantida.
Pronto! Agora é só se programar direitinho, fazer o roteiro, convocar os amigos e abastecer o cooler para curtir todos os blocos! E não esquece de escolher suas peitas favoritas pra curtir a folia! A Strip Me tem a Coleção Carnaval pra facilitar a sua vida, mas tem também camisetas de música, cinema, arte, cultura pop e muito mais. Na nossa loja você confere tudo isso e ainda fica por dentro dos lançamentos que pintam toda semana!
Vai fundo!
Para ouvir: Uma playlist perfeita pra fazer aquele esquenta, com os maiores sucessos dos principais blocos do Brasil! Bloquinho top 10 tracks.
Para assistir: Claro, a gente poderia vir aqui te sugerir um monte de filmes, documentários sobre samba, carnaval, marchinhas… mas é carnaval, porra! Ninguém quer ficar em casa vendo filminho! Então nossa recomendação hoje é um simples vídeo do Youtube com 3 minutinhos de duração, dando dicas valiosas para você curar a ressaca! Isso sim é utilidade pública! Link aqui.