De outro mundo!

De outro mundo!

O genial comediante George Carlin, infelizmente já falecido, tem um texto muito famoso chamado “Save the Planet”. O texto fazia parte dos shows de stand up de Carlin e é super fácil, e recomendável, de se achar legendado no Youtube. Neste texto, o comediante mostra a arrogância e megalomania do ser humano frente a esta gigantesca bola girando no espaço há mais de 4,5 bilhões de anos. Realmente temos certa dificuldade em assumir nossa pequenez diante do universo. Isso fica evidente quando vemos que muita gente não acredita, ou simplesmente ignora, que haja vida em outros planetas universo afora. Em contra partida, tem um pessoal que não só acredita que haja vida extraterrestre, como afirma que eles interferem na nossa vida desde os primórdios da humanidade. Entre o 8 e o 80, é melhor a gente ficar no meio do caminho. Mas isso não nos impede de nos divertir com as teorias estapafúrdias que essa turma defende.

Pra começar pelo começo, tem a maravilhosa teoria da Sopa Primordial. Basicamente consiste no conceito de que, quando a Terra estava em desenvolvimento, partículas vivas, microrganismos  e etc, teriam vindo do espaço em meteoros e caído no mar, dando origem assim à vida no planeta. A combinação da água com as diferentes temperaturas e reações químicas fariam dos mares essa sopa primordial da vida. A história é muito bonitinha, mas sem o menor fundamento científico. O simples fato de que qualquer objeto vindo do espaço que entre na atmosfera terrestre sofre um impacto fortíssimo e entra em combustão já basta pra colocar a teoria em xeque . É muito improvável que alguma partícula viva resistisse a isso. É muito mais provável que o surgimento da vida na Terra tenha se dado sim por combinações químicas e radiação que existiam aqui mesmo, no planeta Terra, em sua origem.

Ilustração de como seria a Terra em sua formação. Arte de Richard Bizely

Tá certo que diante do universo, o ser humano não seja lá grande coisa. Mas também não precisamos nos menosprezar tanto assim. Pois há quem diga que as pirâmides do Egito e dos povos Maia e Asteca foram erguidas por alienígenas, e não por seres humanos, que seriam incapazes de tais feitos. Os defensores dessa teoria afirmam que não tinha como o homem ter naquela época conhecimento suficiente de engenharia, nem mesmo ferramentas adequadas para erguer tais edificações, cortar pedras e etc. Pois por incrível que pareça, as pirâmides foram erguidas por seres humanos, sim senhor! No Egito, foram encontradas nos anos 1990 tumbas dos operários que trabalharam na construção da pirâmide de Gizé, uma das mais conhecidas das pirâmides egípcias. Ali encontraram fornos, onde preparavam alimentos, bem como onde dormiam, pois a obra durou mais de 30 anos para ficar pronta. Do outro lado do mundo, os povos mais avançados que viviam na América muito antes da chegada dos europeus, os maias e astecas, tinham conhecimento de matemática, astronomia e engenharia. A cidade asteca de Mexihco-Tenochtitlán, por exemplo, tinha mais de 300 mil habitantes, possuía pontes elevatórias, templos, estradas, mercado, aquedutos… era uma cidade melhor organizada e maior em extensão do que Constantinopla, a maior cidade da Europa na era medieval. Pra esse povo, construir uma pirâmide era moleza!

Ilustração da cidade deMexihco-Tenochtitlán antes da chegada dos europeus. Arte de autor desconhecido.

Mas chega de falar do passado e vamos falar de tempos atuais! Ainda hoje é alvo de muito mistério a famosa Área 51. Trata-se de uma base militar norte americana ultra restrita, que fica no meio do deserto, no estado de Nevada. No fim dos anos 40, diziam que fora levada para lá uma nave extraterrestre que teria caído no estado do Novo México. A tal nave, dizem, está lá até hoje e é objeto de estudo, bem como os seres que nela estavam, que foram dissecados. Toda e qualquer atividade suspeita de ser extraterrestre acaba indo pra lá e o caso é abafado. Tudo que é de difícil explicação ou envolve forças sobrenaturais é levado para a Área 51. Lembra do final do filme Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida? Então, depois de ser recuperada das mãos dos nazistas, a arca é entregue ao exército norte americano que a leva pra onde? Para a área 51, claro! E lá está até hoje. Mas é claro que assim como a Arca mágica que continha as pedras com os Dez Mandamentos, discos voadores e restos mortais de ETs, se existissem e lá estivessem mesmo, de algum jeito isso acabaria se tornando público. São segredos muito difíceis de se manter.  O que realmente acontece na área 51 é que ali são feitos treinamentos militares perigosos, que podem ferir e até matar algum civil que esteja passeando desavisado pela região. Por isso toda a área é cercada e muito bem protegida.

Imagem das cercanias da Área 51. Crédito da imagem: www.bbc.com

Pra concluir, apresentamos a mais recente teoria da conspiração. Pode esquecer essa balela de que o Coronavirus foi forjado em laboratório pela China ou pelos Estados Unidos. Segundo o astrônomo e astrobiólogo Chandra Wickamasinghe. do Sri Lanka, o Coronavirus veio do espaço! Sim, é um vírus alienígena! Segundo esse figura aí, o vírus veio grudado num asteroide que caiu na China em outubro de 2019 e se espalhou. Aliás, ele afirma que essa não é a primeira vez. Nos anos 1970, o doutor Wickamasinghe escreveu um livro chamado Doenças do Espaço, onde afirma que outras epidemias como a gripe, por exemplo, vieram do espaço. Eu não sei o que esses cientistas do Sri Lanka andam fumando, mas parece ser coisa muito boa, porque, olha… acreditar nessas paradas é de doer! Pra refutar essa teoria, basta lembrar da mesma justificativa que rebate a teoria da sopa primordial. Um asteroide que cai na Terra, ao entrar em contato com a atmosfera, é quase obliterado e pega fogo! Se a porcaria do vírus não resiste a um simples álcool em gel, vai resistir ao impacto e ao fogo ao entrar na atmosfera?

Dr. Chandra Wickamasinghe – Crédito da imagem: www.dailymirror.com

Mas chega de falar de vírus alienígenas, né? Se é pra falar de ETs, vamos falar de ETs grandões, asquerosos, que querem saber de vir pra Terra pra dominar a humanidade, quiçá destruir o mundo! Por isso, preparamos uma top 5 filmes de ETs. E não pense você que vamos cair no clichê de filme do Spilberg, ou Independence Day! Aqui a gente gosta de filmes que tratam este tema com a seriedade e sobriedade devidas.

5 – Eles Vivem (título original: They Live). Filme de 1988 escrito e dirigido pelo mestre John Carpenter. Nesta beleza de filme sci-fi, um homem comum encontra uns óculos escuros que o permitem ver que algumas pessoas aparentemente normais são, na real, aliens, e que rola toda uma conspiração pela dominação da raça humana. É bom de verdade, um filme muito divertido.

4 – Cowboys & Aliens. Filme lançado em 2011 e dirigido por Jon Favreau. Em pleno ano de 1873, aparece uma baita nave espacial no meio do Arizona. Mas tá tranquilo, mesmo os ETs estando super mal intencionados, estão por lá Daniel Craig e Harrison Ford pra dar fim nesses bichos! Não tem como ser ruim um filme desse, fala a verdade. É diversão garantida!

3 – Cocoon, filme de 1985 do grande Ron Howard! Este é um clássico! Uns velhinhos encontram uma espécie de fonte da juventude, mas que na verdade está cheia de casulos (cocoons) de ETs! Premissa melhor que essa, não há!

2 – MIB – Homens de Preto (título original: Men in Black). Filme de 1997 dirigido por Barry Sonnenfeld. Se é teoria da conspiração alienígena que você quer, é de MIB que você precisa! Filme empolgante, engraçado e que revela pra nós que os ETs estão por aqui há muito tempo vivendo entre nós, e tem uma polícia ultra secreta que controla isso tudo. Um clássico dos anos 90!

3 – Marte Ataca! (título original: Mars Attacks!). Filme lançado em 1996 e dirigido por Tim Burton. Olha, no quesito filmes de ETs, não existe nada igual! É o melhor filme do gênero! É divertidíssimo, com um elenco de arrasar, aquela aura de filme B. É impagável ver o Jack Nicholson como presidente dos Estados Unidos, o Tom Jones atuando com uma canastrice encantadora… é um filmaço! Com certeza um filme menosprezado pelos fãs do Tim Burton.

Vai fundo!

Para ouvir: Uma playlist com canções que falam sobre ETs para acompanhar este texto do outro mundo! Top 10 tracks Músicas de Outro Mundo.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.